10º - Ensaio Sobre a Cegueira,de Fernando Meirelles

Dirigido pelo aclamado cineasta Fernando Meirelles e adaptado do livro de José Saramago. Um filme muito bem feito tecnicamente desde a ótima fotografia de César Charlone à excelente edição de Daniel rezende.(Ewerton)
9º - Não Estou Lá,de Todd Haynes

Cate Blanchett em uma performance arrasadora, a quem eu daria sem pensar o Oscar de Atriz Coadjuvante, que ofusca todas as outras “facetas” da personalidade de Dylan e seus respectivos intérpretes. O filme ainda tem uma boa direção e ótimo roteiro.(Paiva)
8º - O Gângster,de Ridley Scott

Ridley Scott nos apresenta uma das melhores direções do ano, a prova disso é seu elenco que até Cuba Gooding Jr. está excelente no pouco tempo que aparece, destaque para Denzel Whashinton e a cena do tapa da Ruby Dee.(Ewerton)
7º - Na Natureza Selvagem,de Sean Penn

Umas das maiores esnobadas que o Oscar já fez na história foi deixar esse filme fora das categorias principais.Com certeza Into The Wild merecia mais do que 2 indicações.Um filme comovente,belo e sincero de Sean Penn,que já não basta ser um ótimo ator, anda construindo uma ótima carreira como diretor também.(Kaio)
6º - Queime Depois de Ler,de Joel & Ethan Coen

Uma das melhores comédias da atualidade, bem no estilo dos irmãos coens. Muito bem feito, direção fantástica e elenco excelentíssimo, destaque para Brad Pitt.(Ewerton)
5º - Desejo e Reparação,de Joe Wright

4º - Wall•E,de Andrew Stanton

Uma das animações mais bem feitas da pixar com um personagem principal cativante. Sem dúvidas a melhor animação do ano, destaque para a ótima trilha sonora e a excelente canção "Down to earth".(Ewerton)
3º - Batman:O Cavaleiro das Trevas,de Christopher Nolan

2º - Sangue Negro,de Paul Thomas Anderson

Sangue Negro - O Filme Santo.O único longa no mundo em que você deve rezar antes de assistir,e dificilmente você verá algo tão poderoso como a atuação de Daniel Day-Lewis.De longe,uma das maiores obras do século.(Kaio)
1º - Onde os Fracos Não tem Vez,de Joel & Ethan Coen

1º lugar de todos os 3 tops.Isso sim se chama unanimidade.O melhor filme do ano,um dos melhores da decáda e o Oscar.Joel & Ethan Coen fizeram uma obra-prima do suspense,mostrando o que a violência é,personificada em Anton Chigurh,vivido por Javier Bardem,numa das melhores atuações que já vi.(Kaio)
Menções honrosas:
O Nevoeiro - Um dos melhores suspenses do ano e da decáda,injustamente subestimado por aí.Uma obra complexa sobre o medo,e até onde esse sentimento pode nos levar.(Kaio)
O Escafandro e a Borboleta/Vicky Cristina Barcelona - infelizmente esses dois filmes ficaram de fora do top 10 total, mas sim entraram no meu top 10.
O escafandro é um filme maravilhoso que nos mostra como é a vida de um cara que teve um derrame. Uma das melhores direções do ano.
Vicky Cristina Barcelona é mais uma aula de Woody Allen sobre o nosso dia-a-dia. Elenco afiado, destaque para a excelente atuação de Penélope Cruz.(Ewerton)
Persépolis - Uma das melhores animações que já vi. Um filme que vai além da animação comum e trata de assuntos sérios. Muito bem feito e com um roteiro excepcional. Persépolis não entrou na lista, mas certamente é minha menção honrosa.(Paiva)
Piores do ano:
10.000 A.C. - De longe,a melhor comédia do ano.Desde o nome dos hilários personagens,até a avestruz assassina(!).(Kaio)

Paranoid Park - Um filme que não se tem praticamente nada a destacar, é mal feito desde o elenco convidado a participar do filme pelo myspace até o seu roteiro e direção lamentáveis.(Ewerton)

007:Quantum of Solace - Muito aquém do ótimo Cassino Royale, o segundo filme de Craig como o Agente 007 James Bond tenta, sem sucesso, copiar o excelente Ultimato Bourne de Paul Greengrass. Com um roteiro fraco e atuações pouco convincentes, Quantum é o pior filme para mim.
