segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Balanço de Forças no Cinema

* Kate Winslet, que era tida como favorita para Melhor Atriz, por Revolutionary Road, e Melhor Atriz Coadjuvante, por The Reader, tem motivos para estar preocupada. No âmbito dos trabalhos dramáticos, pode perder para Anne Hathaway que vem sendo muito comentada e com um forte buzz pela sua interpretação no filme de Jonathan Demme, diretor de Silêncio dos Inocentes (que levou Atriz, Ator, Filme, Direção e Roteiro), O Casamento de Rachel (traduzido de Rachel Getting Married), ou até mesmo para Meryl Streep que é considerada uma das maiores atrizes atuais e que vem com um forte trabalho por Doubt – que alguns consideram seu maior papel oscar-buity. E no âmbito geral, pode perder para Sally Hawkins, a pole-position do Golden Globe de Comédia, que atualmente vem vencendo todos os prêmios de Melhor Atriz. Isso, somado com resultados nada animadores. O filme The Reader não está bem cotado no Rotten Tomatoes com algo em torno de 55% ~ 57% e vem caindo na disputa. O outro, Revolutionary Road, vem sentindo uma série de esnobadas em prêmios importantes. Hoje Kate ganhou seu primeiro prêmio, empatada com Sally, pelos dois filmes em que atua. Então, se ela quiser ganhar, terá de suar a camisa.

* Frank Langella tinha um forte buzz no começo – interpretaria Nixon, havia ganho um Tony pelo mesmo papel no ano anterior, enfim tinha tudo a seu favor. Entretanto surgiram concorrentes de peso – Sean Penn por Milk e Mickey Rourke por The Wrestler – que, nitidamente, ultrapassaram o intérprete de Nixon e assumiram a liderança – Sean com vantagem sobre Rourke por ter ganho uma série de prêmios, pelo papel que está interpretando e pela recepção do filme. Langella tem garantida apenas as indicações ao SAG e ao Oscar. Mas será que terá força para bater os favoritos?

* Heath Ledger segue na frente. O Coringa, seu último papel, vem acumulando uma série de prêmios, e tem ao seu lado também uma forte campanha da Warner pela sua indicação e um forte apoio popular. Vale lembrar que Heath já foi indicado ao Oscar uma vez, pelo seu Ennis Del Mar em Brokeback Mountain, e acabou perdendo para Phillip Seymour Hoffman e seu Capote, ironicamente, Phillip, agora por Doubt, segue na lanterninha da disputa, enquanto Heath que fora derrotado por ele, segue arrecadando todos os prêmios e ganhando musculatura para ganhar o Oscar póstumo.


* Penélope Cruz segue na dianteira na disputa de Melhor Atriz Coadjuvante, seguida de longe por Viola Davis por Doubt e, a anteriormente citada, Kate Winslet por The Reader. Viola ganhou recentemente o que eu acho que foi seu primeiro prêmio. Cruz vem com um forte buzz e é garantida sua indicação e possivelmente sua vitória. Kate ficou para trás, lamentavelmente.

* Slumdog Millionaire e seu diretor, Danny Boyle, vem em uma posição extremamente confortável. Danny vem arrecadando uma série de indicações importantes e, consequentemente, vitórias importantes, Slumdog vem papando quase todos os prêmios e, na minha opinião, é o pole de Melhor Filme atualmente.

* Wall-E e Gomorra seguem na frente na disputa de suas respectivas categorias, sem nenhuma novidade.

Enfim, depois posto mais algumas observações.
Até mais,

Um comentário:

Kaio disse...

O Oscar da Winslet,de novo,parece que não vai sair.Sally tá ganhando muitos prêmios por aí,o GG de comédia/musical já é praticamente dela;ainda tem Anne Hathaway,Streep e Scott Thomas.

Em ator,o embate deve ser mesmo entre Penn e Rourke.

Atriz coadjuvante deve ser bem disputado entre Winslet e Cruz.

Já em ator coadjuv.,é torcer pra Ledger.\o/