terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Melhores e Piores de 2008

Yep,amanhã já é 2009,e nada melhor do que aquelas grandes listas e tops de final de ano.Eu,Paiva e Ewerton,escolhemos aqui os 10 melhores filmes do ano,e os 3 piores,com a opinião de cada um.Here we go.

10º - Ensaio Sobre a Cegueira,de Fernando Meirelles

Dirigido pelo aclamado cineasta Fernando Meirelles e adaptado do livro de José Saramago. Um filme muito bem feito tecnicamente desde a ótima fotografia de César Charlone à excelente edição de Daniel rezende.(Ewerton)



9º - Não Estou Lá,de Todd Haynes

Cate Blanchett em uma performance arrasadora, a quem eu daria sem pensar o Oscar de Atriz Coadjuvante, que ofusca todas as outras “facetas” da personalidade de Dylan e seus respectivos intérpretes. O filme ainda tem uma boa direção e ótimo roteiro.(Paiva)


8º - O Gângster,de Ridley Scott

Ridley Scott nos apresenta uma das melhores direções do ano, a prova disso é seu elenco que até Cuba Gooding Jr. está excelente no pouco tempo que aparece, destaque para Denzel Whashinton e a cena do tapa da Ruby Dee.(Ewerton)


7º - Na Natureza Selvagem,de Sean Penn

Umas das maiores esnobadas que o Oscar já fez na história foi deixar esse filme fora das categorias principais.Com certeza Into The Wild merecia mais do que 2 indicações.Um filme comovente,belo e sincero de Sean Penn,que já não basta ser um ótimo ator, anda construindo uma ótima carreira como diretor também.(Kaio)


6º - Queime Depois de Ler,de Joel & Ethan Coen


Uma das melhores comédias da atualidade, bem no estilo dos irmãos coens. Muito bem feito, direção fantástica e elenco excelentíssimo, destaque para Brad Pitt.(Ewerton)


5º - Desejo e Reparação,de Joe Wright
O filme conta com uma excelente direção de Joe Wright além de excelentes performances de James McAvoy, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave. Keira Knightley e Romola Gaarai estão bem, mas não ao nível do resto do elenco,mas nada que prejudique o andamento deste ótimo filme.(Paiva)


4º - Wall•E,de Andrew Stanton

Uma das animações mais bem feitas da pixar com um personagem principal cativante. Sem dúvidas a melhor animação do ano, destaque para a ótima trilha sonora e a excelente canção "Down to earth".(Ewerton)

3º - Batman:O Cavaleiro das Trevas,de Christopher Nolan
O meu filme predileto do ano se sustenta em três pilares: ótima direção, roteiro excelente e impecáveis atuações – destaque para os vilões Coringa e Duas-Caras, Heath Ledger e Aaron Eckhart respectivamente. Heath rouba a cena em todas as suas aparições e não há dúvida de que é o ponto alto do filme.(Paiva)



2º - Sangue Negro,de Paul Thomas Anderson

Sangue Negro - O Filme Santo.O único longa no mundo em que você deve rezar antes de assistir,e dificilmente você verá algo tão poderoso como a atuação de Daniel Day-Lewis.De longe,uma das maiores obras do século.(Kaio)


1º - Onde os Fracos Não tem Vez,de Joel & Ethan Coen

1º lugar de todos os 3 tops.Isso sim se chama unanimidade.O melhor filme do ano,um dos melhores da decáda e o Oscar.Joel & Ethan Coen fizeram uma obra-prima do suspense,mostrando o que a violência é,personificada em Anton Chigurh,vivido por Javier Bardem,numa das melhores atuações que já vi.(Kaio)


Menções honrosas:


O Nevoeiro - Um dos melhores suspenses do ano e da decáda,injustamente subestimado por aí.Uma obra complexa sobre o medo,e até onde esse sentimento pode nos levar.(Kaio)


O Escafandro e a Borboleta/Vicky Cristina Barcelona - infelizmente esses dois filmes ficaram de fora do top 10 total, mas sim entraram no meu top 10.

O escafandro é um filme maravilhoso que nos mostra como é a vida de um cara que teve um derrame. Uma das melhores direções do ano.

Vicky Cristina Barcelona é mais uma aula de Woody Allen sobre o nosso dia-a-dia. Elenco afiado, destaque para a excelente atuação de Penélope Cruz.(Ewerton)


Persépolis - Uma das melhores animações que já vi. Um filme que vai além da animação comum e trata de assuntos sérios. Muito bem feito e com um roteiro excepcional. Persépolis não entrou na lista, mas certamente é minha menção honrosa.(Paiva)






Piores do ano:


10.000 A.C. - De longe,a melhor comédia do ano.Desde o nome dos hilários personagens,até a avestruz assassina(!).(Kaio)


Paranoid Park - Um filme que não se tem praticamente nada a destacar, é mal feito desde o elenco convidado a participar do filme pelo myspace até o seu roteiro e direção lamentáveis.(Ewerton)


007:Quantum of Solace - Muito aquém do ótimo Cassino Royale, o segundo filme de Craig como o Agente 007 James Bond tenta, sem sucesso, copiar o excelente Ultimato Bourne de Paul Greengrass. Com um roteiro fraco e atuações pouco convincentes, Quantum é o pior filme para mim.

4 comentários:

Ewerton lol Rodrigues disse...

também tenho o direito de comentar hehe

adorei como ficou o top 10 no total.
deu pra ver que os nossos gostos são mais ou menos parecidos e ficou um top agradável pra todos =D

agora podem tacar as pedras pelo meu pior filme hahahahaha

Jonathan Rodrigues disse...

ra nada, teu pior filme foi mais do que merecido hasuhauhsuhauhsua

claro que eu colocaria sangue negro em primeiro, mas fazer o que..

Unknown disse...

No geral, achei a lista muito bem elaborada, com algumas discordâncias, Queime Depois de Ler e Atonement jamais mereciam estar na frente de Não Estou Lá e Na Natureza Selvagem. Apesar das justificações, também é imperdoável a ausência de O Escafandro e a Borboleta.

Discordo, e com força, da inserção de Paranoid Park nos piores do ano.

Unknown disse...

o onde os fracos não tem vez apesar de não ser um dos melhores filmes a ganhar o oscar de melhor filme,é como um ótimo vinho.quanto mais envelhece,melhor o filme é bom.

mas do meu TOP 10 de 2008.eu daria.

1-wall-e
2-batman-o cavaleiro das trevas
3-kung fu panda
4-desejo e reparação
5-o escafandro e a borboleta
6-sangue negro
7-senhores do crime
8-onde os fracos não tem vez
9-ensaio sobre a cegueira
10-na natureza selvagem