domingo, 4 de janeiro de 2009

Slumdog Millionaire


Eu não costumo baixar filmes cotados para o Oscar,prefiro vê-los no cinema.Mas Slumdog Millionaire me dava tanta curiosidade,que não aguentei e Paul Torrent me trouxe.Foram quase 10 horas com minha internet de 300 kbs,mas que valeram a pena para ver um dos melhores filmes do ano.

Jamal Malik é um pobre jovem,que mora em Mumbai,e teve uma dificil infância com seu irmão.Ele resolve participar de programa "Quem quer ser um Milionário" e apesar de ser analfabeto,ele chega até o topo do programa.Os diretores do jogo acusam-o de estar trapaceando,mas Jamal só está ali para provar seu amor a Latika,amiga de infância dele e de seu irmão.

Danny Boyle fez o filme mais diferente de sua carreira,apesar da trama,em certos momentos,parecer-se com Caiu do Céu,sobre a história de um garoto que acha 1 milhão de libras e tem que gastar esse dinheiro em 1 semana,antes que a moeda se converta para euro.O filme ao mesmo tempo que mostra Jamal no jogo,acompanha a dura infância dele.Aonde depois que sua mãe morre,ele e seu irmão ficam sozinhos no mundo.Coencidentemente,Jamal sabia todas as respotas do jogo.De algum modo,o destino proporcionou a eles momentos que deixaram-o subir no jogo,assim como o fez encontrar Latika.E o final do filme também ressalta queo destino é o principal fator de Slumdog Millionaire.Mas Danny Boyle.Um cara que começou com filmes pequenos,foi subindo(Trainspotting),decaiu muito(A Praia) e voltou ao topo de novo(Caiu do Céu e Sunshine)e agora com esse Slumdog Millionaire,grande candidato ao Oscar de Melhor Filme.Boyle transformou uma história de amor que poderia ser clichê em algo muito distante disso.É o filme mais diferente de sua carreira mesmo,não por se passar na India,e sim pelo o que a própria história proporciona.Outro ponto:A.R. Rahman e a trilha viciante do filme.Slumdog vai ser uma experiência diferente para algumas pessoas.

"Jamal Malik está a uma pergunta de ganhar 20 milhões de rúpias.Como ele fez isso?

A:Ele trapaceou
B:Ele está com sorte
C:Ele é um gênio
D:Está escrito"

Nota:9,5

5 comentários:

Kau Oliveira disse...

Bom, não é novidade que eu adoro o Boyle. Até agora, acho que nada bate seu tour de force chamado Extermínio. Mas todos estão AMANDO esse Slumdog e eu estou louco para vê-lo...

PS: Paranoid Park é ÓTIMO e não merecia estar na lista dos piores (euri)

Flws!

Anônimo disse...

Ansiedade a mil para ver Slumdog, algo me diz que irei gostar muito do filme.
Não o vejo levando o Oscar, porém a estatueta de direção já dou como certa para o Boyle, que merecidamente receberá finalmente um reconhecimento em sua carreira recheada de filmes interessantes, tendo Transporting como o mais interessante dentre eles.

Só falta as distribuidoras daqui tomarem vergonha na cara e estipularem uma data de estréia para um dos filmes mais comentados da temporada.

Jai Ho!

Cine&Club2* disse...

Assim como eu colega Kau, também adoro o Boyle, "Cova Rasa" é uma obra-prima sem igual ... e como todos estão falando muito bem deste (estou sem nenhuma fé) - esperarei pra ve-lo no cinema !

Jonathan Rodrigues disse...

parece que dessa vez o "indie do oscar" vai ter cascife o suficiente para isso

Ewerton lol Rodrigues disse...

FODA FODA FODA FODÃO SEM TAMANHO!