terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Melhores e Piores de 2008
10º - Ensaio Sobre a Cegueira,de Fernando Meirelles
Dirigido pelo aclamado cineasta Fernando Meirelles e adaptado do livro de José Saramago. Um filme muito bem feito tecnicamente desde a ótima fotografia de César Charlone à excelente edição de Daniel rezende.(Ewerton)
9º - Não Estou Lá,de Todd Haynes
Cate Blanchett em uma performance arrasadora, a quem eu daria sem pensar o Oscar de Atriz Coadjuvante, que ofusca todas as outras “facetas” da personalidade de Dylan e seus respectivos intérpretes. O filme ainda tem uma boa direção e ótimo roteiro.(Paiva)
8º - O Gângster,de Ridley Scott
Ridley Scott nos apresenta uma das melhores direções do ano, a prova disso é seu elenco que até Cuba Gooding Jr. está excelente no pouco tempo que aparece, destaque para Denzel Whashinton e a cena do tapa da Ruby Dee.(Ewerton)
7º - Na Natureza Selvagem,de Sean Penn
Umas das maiores esnobadas que o Oscar já fez na história foi deixar esse filme fora das categorias principais.Com certeza Into The Wild merecia mais do que 2 indicações.Um filme comovente,belo e sincero de Sean Penn,que já não basta ser um ótimo ator, anda construindo uma ótima carreira como diretor também.(Kaio)
6º - Queime Depois de Ler,de Joel & Ethan Coen
Uma das melhores comédias da atualidade, bem no estilo dos irmãos coens. Muito bem feito, direção fantástica e elenco excelentíssimo, destaque para Brad Pitt.(Ewerton)
5º - Desejo e Reparação,de Joe Wright
O filme conta com uma excelente direção de Joe Wright além de excelentes performances de James McAvoy, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave. Keira Knightley e Romola Gaarai estão bem, mas não ao nível do resto do elenco,mas nada que prejudique o andamento deste ótimo filme.(Paiva)
4º - Wall•E,de Andrew Stanton
Uma das animações mais bem feitas da pixar com um personagem principal cativante. Sem dúvidas a melhor animação do ano, destaque para a ótima trilha sonora e a excelente canção "Down to earth".(Ewerton)
3º - Batman:O Cavaleiro das Trevas,de Christopher Nolan
O meu filme predileto do ano se sustenta em três pilares: ótima direção, roteiro excelente e impecáveis atuações – destaque para os vilões Coringa e Duas-Caras, Heath Ledger e Aaron Eckhart respectivamente. Heath rouba a cena em todas as suas aparições e não há dúvida de que é o ponto alto do filme.(Paiva)
2º - Sangue Negro,de Paul Thomas Anderson
Sangue Negro - O Filme Santo.O único longa no mundo em que você deve rezar antes de assistir,e dificilmente você verá algo tão poderoso como a atuação de Daniel Day-Lewis.De longe,uma das maiores obras do século.(Kaio)
1º - Onde os Fracos Não tem Vez,de Joel & Ethan Coen
1º lugar de todos os 3 tops.Isso sim se chama unanimidade.O melhor filme do ano,um dos melhores da decáda e o Oscar.Joel & Ethan Coen fizeram uma obra-prima do suspense,mostrando o que a violência é,personificada em Anton Chigurh,vivido por Javier Bardem,numa das melhores atuações que já vi.(Kaio)
Menções honrosas:
O Nevoeiro - Um dos melhores suspenses do ano e da decáda,injustamente subestimado por aí.Uma obra complexa sobre o medo,e até onde esse sentimento pode nos levar.(Kaio)
O Escafandro e a Borboleta/Vicky Cristina Barcelona - infelizmente esses dois filmes ficaram de fora do top 10 total, mas sim entraram no meu top 10.
O escafandro é um filme maravilhoso que nos mostra como é a vida de um cara que teve um derrame. Uma das melhores direções do ano.
Vicky Cristina Barcelona é mais uma aula de Woody Allen sobre o nosso dia-a-dia. Elenco afiado, destaque para a excelente atuação de Penélope Cruz.(Ewerton)
Persépolis - Uma das melhores animações que já vi. Um filme que vai além da animação comum e trata de assuntos sérios. Muito bem feito e com um roteiro excepcional. Persépolis não entrou na lista, mas certamente é minha menção honrosa.(Paiva)
Piores do ano:
10.000 A.C. - De longe,a melhor comédia do ano.Desde o nome dos hilários personagens,até a avestruz assassina(!).(Kaio)
Paranoid Park - Um filme que não se tem praticamente nada a destacar, é mal feito desde o elenco convidado a participar do filme pelo myspace até o seu roteiro e direção lamentáveis.(Ewerton)
007:Quantum of Solace - Muito aquém do ótimo Cassino Royale, o segundo filme de Craig como o Agente 007 James Bond tenta, sem sucesso, copiar o excelente Ultimato Bourne de Paul Greengrass. Com um roteiro fraco e atuações pouco convincentes, Quantum é o pior filme para mim.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Psicopata Americano
Se eu pudesse comparar Patrick Bateman no momento com outra pessoa,a única cabível seria Dexter.Apesar de muita distância,principalmente de tempo,entre os dois personagens,eu poderia até chamá-los de irmãos.Eu nem queria falar da mente de Patrick Bateman,mas é inevitavel não tratar sobre ela,sem falar que ela é a coisa que difere Psicopata Americana de outros suspenses por aí.
Bateman(Christian Bale) é um bem-sucedido executivo de Nova York,que possui meio que uma vida dupla.De manhã ele é trabalha normalmente,e de noite,se transforma em um assassino.
Bateman não tem sentimentos.Ele diz no filme que se difere de outros seres humanos por só possuir duas emoções:cobiça e ira.Bateman é revoltado com o mundo,por isso faz o que faz.O filme mostra o que Bateman é,sem mostrar razões do que leva ele a matar pessoas.Ele é um monstro,que não tem piedade,mas que mesmo assim,seus atos o levão a loucura de si mesmo.Deixando pra trás a mente de Bateman,Psicopata Americano é o que é não só por lhe intrigar com o personagem,mais pela critica que o faz a sociedade americana.Se por um lado,a mente de Bateman é uma coisa fabulosa de se ver,o único defeito do filme é que os personagens secundários ficam fora da realidade,a palavra certo seria mal-desenvolvidos,mas isso pode ser uma maneira de alavancar mais a critica a sociedade como eu disse,que passou desperçebida por mim.Outro fato:Christian Bale.O cara já não basta ter feito 3 grandes filmes depois desse(Batman Begins,The Dark Knight,O Grande Truque)entrega uma das atuações mais insanas que já vi,como Bateman pediria.Psicopata Americano está mais para um drama que entra na mente de um personagem,assim como O Silêncio dos Inocentes fez,do que para um suspense.
"There are no more barriers to cross. All I have in common with the uncontrollable and the insane, the vicious and the evil, all the mayhem I have caused and my utter indifference toward it I have now surpassed. My pain is constant and sharp and I do not hope for a better world for anyone, in fact I want my pain to be inflicted on others. I want no one to escape, but even after admitting this there is no catharsis, my punishment continues to elude me and I gain no deeper knowledge of myself; no new knowledge can be extracted from my telling. This confession has meant nothing."
Nota:8,5
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Fim dos tempos (The happening)
Misteriosas mortes acontecem nas principais cidades americanas, o que faz com que um professor, sua esposa e seu melhor amigo fujam para as fazendas da Pensilvania.
Estava muito ancioso pra ver esse filme quando saiu nos cinemas mas aí surgiu só as críticas negativas à ele e fiquei com um pé atrás.
Mas hoje resolvi assisti-lo ainda confiante que seria bom... e não é que é? rs
Shymalan não perdeu seu ótimo estilo de direção de nos deixar presos nos devidos acontecimentos e com o acompanhamento da ótima trilha de James Newton Howard. Mas o filme peca um pouco em seu roteiro e bastante em seu elenco, com atuações muito ruins dos atores principais, principalmente Mark Wahlberg que está ruim de doer.
O primeiro ato é a melhor coisa do filme, diferente de seu final que não gostei tanto. Mas no geral gostei bastante do filme, mais pela direção e trilha do que pelo resto, mas o filme não deixa de ser bom
nota: 7,0
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Guardian solta lista das tramas mais ridículas do cinema em 2008
A imprensa britânica gosta de uma lista de fim de ano, especialmente se for pra ridicularizar Hollywood. Às vezes, parece inveja. Às vezes, fica engraçado.
O jornal inglês The Guardian publicou uma com as oito tramas mais ridículas de filmes em 2008. Como a própria chamada diz, "todas se desmancham quando você pára pra pensar nelas". A lista é irônica - Man on Wire, por exemplo, é um documentário... - e as justificativas são excelentes.
Confira abaixo, traduzido do original em inglês:
8 - Man on Wire - "Não olhe pra baixo!"
Um homem invade o World Trade Center e anda numa corda-bamba entre um prédio e outro. An-hã.
7 - Mamma Mia! - A questão da paternidade
Qual destes três homens pode ser o pai de Sophie? Se pelo menos tivéssemos um jeito confiável e científico de descobrir... Ela não pode fazer um teste de DNA, claro, porque o ABBA nunca escreveu uma música sobre testes de DNA.
6 - Indiana Jones - O Shia da Selva
Felizmente vencemos os nazistas, mas agora eles estão nos seguindo nestes caminhos convenientemente paralelos que alguém cortou através da floresta! Ufa, ninguém se machucou, mas onde está o Shia LaBeouf? Graças a Deus (ou Spielberg) ele se transformou no Tarzan e lá vem se balançando em cipós com uma trupe de macacos.
5 - O Procurado - O Tear do Destino
Ok, dá pra acreditar que James McAvoy é um herói de ação e que existe uma liga secreta de assassinos com tiros que fazem a curva. Dá até pra acreditar que eles descendem de um sindicato de tecelões. Mas, putz, Tear do Destino? Um aparato místico cujo tecido tem o futuro da humanidade encriptado em suas fibras??
4 - Hancock - Imortal e invisível?
Hein? Então esse é o único cara do planeta que viveu pra sempre, pode voar, parar balas, pular prédios altos, etc., e ninguém tem a menor curiosidade de saber quem diabos é esse cara e de onde ele veio? O que ele ficou fazendo, digamos, durante a Segunda Guerra?
3 - Homem de Ferro - A engenhosa escapada
Haha! Nós sequestramos o imperialista armamentista Tony Stark. Agora vamos colocá-lo numa cela e forçá-lo a construir um míssil pra gente. Não precisa de guardas porque a gente tem essas câmeras de vigilância. Tudo bem, ele ainda pode se esconder no cantinho, mas o que pode dar errado? A gente checa os desenhos do projeto. Espera um minuto! Isso não é um míssil, é uma roupa-robô destruidora. E agora ele está matando todos nós!
2 - Sex and the City - Big já usou um telefone alguma vez?
OMG Carrie está casando! Dá pra acreditar nesses vestidos todos? Dá pra acreditar também que Big tenta ligar pra ela mas alguém fugiu com o celular dela? Não dá pra ele telefonar pra Miranda? Não, porque embora ele as conheça há dez anos ele não tem o número dos telefones delas. E ele não é capaz simplesmente de sair do carro e andar até lá...
1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas - O gênio criminoso do Coringa
Espera aí, então o Coringa realmente orquestrou aquela perseguição com o caminhão só pra ser preso, daí sequestrou o guarda e pegou seu celular e telefonou para ativar a bomba que ele havia colocado dentro do capanga que estava na cela ao lado, pra poder matar o cara que roubou a grana dos mafiosos, que permitiria... Hein? O Coringa do Heath Ledger pode até ser um psicopata, mas essa capacidade de planejamento é muito coisa de nerd.
Fonte:Omelete
Eu se divirto.auhauhauuauhauuahahuaah
Balanço de Forças no Cinema
* Frank Langella tinha um forte buzz no começo – interpretaria Nixon, havia ganho um Tony pelo mesmo papel no ano anterior, enfim tinha tudo a seu favor. Entretanto surgiram concorrentes de peso – Sean Penn por Milk e Mickey Rourke por The Wrestler – que, nitidamente, ultrapassaram o intérprete de Nixon e assumiram a liderança – Sean com vantagem sobre Rourke por ter ganho uma série de prêmios, pelo papel que está interpretando e pela recepção do filme. Langella tem garantida apenas as indicações ao SAG e ao Oscar. Mas será que terá força para bater os favoritos?
* Heath Ledger segue na frente. O Coringa, seu último papel, vem acumulando uma série de prêmios, e tem ao seu lado também uma forte campanha da Warner pela sua indicação e um forte apoio popular. Vale lembrar que Heath já foi indicado ao Oscar uma vez, pelo seu Ennis Del Mar em Brokeback Mountain, e acabou perdendo para Phillip Seymour Hoffman e seu Capote, ironicamente, Phillip, agora por Doubt, segue na lanterninha da disputa, enquanto Heath que fora derrotado por ele, segue arrecadando todos os prêmios e ganhando musculatura para ganhar o Oscar póstumo.
* Penélope Cruz segue na dianteira na disputa de Melhor Atriz Coadjuvante, seguida de longe por Viola Davis por Doubt e, a anteriormente citada, Kate Winslet por The Reader. Viola ganhou recentemente o que eu acho que foi seu primeiro prêmio. Cruz vem com um forte buzz e é garantida sua indicação e possivelmente sua vitória. Kate ficou para trás, lamentavelmente.
* Slumdog Millionaire e seu diretor, Danny Boyle, vem em uma posição extremamente confortável. Danny vem arrecadando uma série de indicações importantes e, consequentemente, vitórias importantes, Slumdog vem papando quase todos os prêmios e, na minha opinião, é o pole de Melhor Filme atualmente.
* Wall-E e Gomorra seguem na frente na disputa de suas respectivas categorias, sem nenhuma novidade.
Enfim, depois posto mais algumas observações.
Até mais,
domingo, 14 de dezembro de 2008
Golden Globe - Previsão dos Vencedores
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Saem os indicados ao Globo de Ouro
1. BEST MOTION PICTURE – DRAMA
a. THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
Warner Bros. Pictures and Paramount Pictures; Warner Bros. Pictures and Paramount Pictures
b. FROST/NIXON
Imagine Entertainment, Working Title, Studio Canal; Universal Pictures
c. THE READER
Mirage Enterprises; The Weinstein Company
d. REVOLUTIONARY ROAD
An Evamere Entertainment BBC Films Neal Street Production; DreamWorks Pictures in Association with BBC Films and Paramount Vantage
e. SLUMDOG MILLIONAIRE
Fox Searchlight Pictures and Warner Bros.; Fox Searchlight Pictures and Warner Bros.
2. BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A MOTION PICTURE – DRAMA
a. ANNE HATHAWAY – RACHEL GETTING MARRIED
b. ANGELINA JOLIE – CHANGELING
c. MERYL STREEP – DOUBT
d. KRISTIN SCOTT THOMAS – I'VE LOVED YOU SO LONG (IL Y A LONGTEMPS QUE JE T’AIME)
e. KATE WINSLET – REVOLUTIONARY ROAD
3. BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A MOTION PICTURE – DRAMA
a. LEONARDO DICAPRIO – REVOLUTIONARY ROAD
b. FRANK LANGELLA – FROST/NIXON
c. SEAN PENN – MILK
d. BRAD PITT – THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
e. MICKEY ROURKE – THE WRESTLER
4. BEST MOTION PICTURE – COMEDY OR MUSICAL
a. BURN AFTER READING
Working Title/Releasing Company; Focus Features in association with Studio Canal
b. HAPPY-GO-LUCKY
Summit Entertainment, Film4, Ingenious Film Partners, Miramax Films; Miramax Films
c. IN BRUGES
Blueprint Pictures; Focus Features
d. MAMMA MIA!
Relativity Media, Playtone, Littlestar; Universal Pictures
e. VICKY CRISTINA BARCELONA
Mediapro; The Weinstein Company
5.BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A MOTION PICTURE – COMEDY OR MUSICAL
a. REBECCA HALL – VICKY CRISTINA BARCELONA
b. SALLY HAWKINS – HAPPY-GO-LUCKY
c. FRANCES MCDORMAND – BURN AFTER READING
d. MERYL STREEP – MAMMA MIA!
e. EMMA THOMPSON – LAST CHANCE HARVEY
6. BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A MOTION PICTURE – COMEDY OR MUSICAL
a. JAVIER BARDEM – VICKY CRISTINA BARCELONA
b. COLIN FARRELL – IN BRUGES
c. JAMES FRANCO – PINEAPPLE EXPRESS
d. BRENDAN GLEESON – IN BRUGES
e. DUSTIN HOFFMAN – LAST CHANCE HARVEY
7. BEST ANIMATED FEATURE FILM
a. BOLT
Walt Disney Pictures; Walt Disney Studios Motion Pictures
b. KUNG FU PANDA
DreamWorks Animation SKG; Paramount Pictures
c. WALL-E
Walt Disney Pictures and Pixar Animation Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures
8. BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
a. THE BAADER MEINHOF COMPLEX (GERMANY)
(DER BAADER MEINHOF KOMPLEX)
Constantin Film Produktion GmbH; Summit Entertainment, LLC
b. EVERLASTING MOMENTS (SWEDEN/DENMARK)
(MARIA LARSSONS EVIGA ÖGONBLICK)
Final Cut Productions Aps; IFC Films
c. GOMORRAH (ITALY)
(GOMORRA)
Fandango; IFC Films
d. I'VE LOVED YOU SO LONG (FRANCE)
(IL Y A LONGTEMPS QUE JE T’AIME)
UGC YM/UGC Images/France 3 Cinema/Integral Film; Sony Pictures Classics
e. WALTZ WITH BASHIR (ISRAEL)
Bridgit Folman Film Gang/Les Films D'Ici/Razor Films/Arte France/ITVS International; Sony Pictures Classics
9. BEST PERFORMANCE BY AN ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE IN A MOTION PICTURE
a. AMY ADAMS – DOUBTb. PENELOPE CRUZ – VICKY CRISTINA BARCELONA
c. VIOLA DAVIS –DOUBT
d. MARISA TOMEI – THE WRESTLER
e. KATE WINSLET – THE READER
10. BEST PERFORMANCE BY AN ACTOR IN A SUPPORTING ROLE IN A MOTION PICTURE
a. TOM CRUISE – TROPIC THUNDER
b. ROBERT DOWNEY JR. –TROPIC THUNDER
c. RALPH FIENNES – THE DUCHESS
d. PHILIP SEYMOUR HOFFMAN – DOUBT
e. HEATH LEDGER – THE DARK KNIGHT
11. BEST DIRECTOR – MOTION PICTURE
a. DANNY BOYLE – SLUMDOG MILLIONAIRE
b. STEPHEN DALDRY – THE READER
c. DAVID FINCHER – THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
d. RON HOWARD – FROST/NIXON
e. SAM MENDES – REVOLUTIONARY ROAD
12. BEST SCREENPLAY – MOTION PICTURE
a. SIMON BEAUFOY – SLUMDOG MILLIONAIRE
b. DAVID HARE – THE READER
c. PETER MORGAN – FROST/NIXON
d. ERIC ROTH – THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN
e. JOHN PATRICK SHANLEY – DOUBT
13. BEST ORIGINAL SCORE – MOTION PICTURE
a. ALEXANDRE DESPLAT –THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
b. CLINT EASTWOOD – CHANGELING
c. JAMES NEWTON HOWARD – DEFIANCE
d. A. R. RAHMAN – SLUMDOG MILLIONAIRE
e. HANS ZIMMER – FROST/NIXON
14. BEST ORIGINAL SONG – MOTION PICTURE
a. “DOWN TO EARTH” — WALL-E
Music by: Peter Gabriel, Thomas Newman
Lyrics by: Peter Gabriel
b. “GRAN TORINO” — GRAN TORINO
Music by: Clint Eastwood, Jamie Cullum, Kyle Eastwood, Michael Stevens
Lyrics by: Kyle Eastwood, Michael Stevens
c. “I THOUGHT I LOST YOU” — BOLT
Music & Lyrics by: Miley Cyrus, Jeffrey Steele
d. “ONCE IN A LIFETIME” — CADILLAC RECORDS
Music & Lyrics by: Beyoncé Knowles, Amanda Ghost, Scott McFarnon, Ian Dench, James Dring, Jody Street
e. “THE WRESTLER” — THE WRESTLER
Music & Lyrics by: Bruce Springsteen
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Há 19 anos,Indiana Jones caminhava com seu cavalo de costas a um sol poente para terminar uma das trilogias mais clássicas do cinema.E quem diria que em 2008,um dos maiores heróis do cinema voltaria em um ótimo filme de aventura,mesmo que aquém de seus anteriores.
Dessa vez,Indy terá os russos como vilões da história,em plena Guerra Fria.Ele procura por um artefato meio que sobrenatural,a caveira de cristal no título,que Irina Spalko(Cate Blanchett)também procura.
Indy merecia uma volta melhor.Fato.Mas caramba,como é bom rever todo aquele pessoal de volta,Ford,Spielberg,Lucas,Allen,etc.Inclusive,Ford continua o mesmo de Caçadores,Templo da Perdição e A Última Cruzada.Falando agora do filme,matem David Koepp.Depois do horroroso roteiro de Guerra dos Mundos ele faz esse,que não é uma bosta como o anterior,mas alterna entre boas a más idéias.Pelo menos pra mim,o MacGuffin do novo filme não foi uma boa escolha,apesar do tema paranormal ter sido explorado durante a epóca.Por outro lado,o tempo da trama,o fato do envelhecimento de Indy,o filho dele,etc foram boas idéias.2008 já tinha sido um ano marcado por Homem de Ferro,O Incrivel Hulk,Batman - O Cavaleiro das Trevas vinha por aí,e nada mais do que Indiana Jones pra complementar.A parte técnica do filme é brilhante,desda a milésima trilha foda de John Williams,até a direção de arte que deve ser indicada ao Oscar.Ação também não falta,principalmente na perseguição da floresta,por mais que tenha uma cena bem tosca com cipós e Shia LaBeouf :p.No mais,é tudo que você espera de um novo filme do maior arqueólogo do cinema.Viva a Indy.
Nota:8,0
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Um Dia de Cão
Agosto de 1972 . Banco do Brooklyn .O roubo era pra ter durado 10 minutos.2 horas depois,mais de 100 pessoas estavam no local,inclusive policiais e curiosos.10 horas depois,já era assunto mundial.Sidney Lumet,a partir dessa história faz sua obra-prima.
Al Pacino faz Sonny,o ladrão que planeja o roubo ao banco,visando, com o dinheiro ganho,pagar uma operação de mudança de sexo para o seu namorado.Pacino,nesse filme, tem sua melhor atuação.Sua atuação faz até com que nós torçamos por ele,já que o filme mostra ao mesmo tempo a família e os problemas de Sonny.
Lumet utiliza no filme uma tensão constante,porque sempre ficamos com a idéia de que Sonny não escapará de lá,a não ser preso.É por isso e mais outras coisas que transformam esse filme em um dos melhores da história.
O Disco 1 do filme vem apenas com poucos extras,como o trailer,etc,nas contém um ótimo som e imagem.O Disco 2 vem com Making Of e outro extra. Uma edição que se deve ter na coleção.
Depois desse filme,qualquer ladrãozinho de bolsa vai pensar duas vezes antes de roubar um banco.
Nota:10,0
*(Critica copiada da Revista Nerd em 2007)