terça-feira, 8 de julho de 2008

Oscar - Justiças e injustiças(1970 até 2008 - Parte 1)

O Oscar é dito como a maior prêmio do cinema mundial.Desde 1929,vem premiando os melhores filmes de cada ano.O último,foi a obra prima dos irmãos Coen,Onde Os Fracos Não Tem Vez.Há quem discorde de muitos dos resultados do Oscar.E partindo de 1970,irei dar minha opinião sobre seus vencedores.


1970(Ganhador:Perdidos na Noite) - Oscar justo.Claramente,Midnight Cowboy era o melhor filme daquele ano.Tinha concorrentes como o ótimo Butch Cassidy,e Z,de Costa-Gravas,mas que não eram páreo.Talvez a única injustiça da noite foi a não-premiação de Dustin Hoffman.

1971(Ganhador:Patton - Rebelde ou Herói?) - Inegavelmente era o ano de M.A.S.H.,de Robert Altman.Além de ainda não ter visto o verdadeiro ganhador,seus concorrentes eram fracos.Que o diga Love Story.

1972(Ganhador:Operação França) - Verdadeiramente,esse era um ano dificil.Duas obras-primas(French Connection e Laranja Mecânica),e dois ótimos filmes(A Última Sessão de Cinema e Um Violinista no Telhado),sendo que não vi o último.Era um tipico caso "quem ganhar dali,eu estarei feliz".Mas se era pra escolher um,fico com a obra de Stanley Kubrick.Poderia ficar a noite toda falando das qualidades desse filme,mas vou resumir tudo em:foda.Méritos para Operação França e seu Gene Hackman,que,apesar de ter ganhado o prêmio de Melhor Ator,Malcom McDowell e seu Alex estava melhor.

1973(Ganhador:O Poderoso Chefão) - Nada a falar...

1974(Ganhador:Golpe de Mestre) - A briga ali seria entre Golpe de Mestre e o Exorcista,mas o primeiro filme conquistou meu voto e o da Academia pelo seu charme,a dupla principal,que está impecavél,etc.

1975(Ganhador:O Poderoso Chefão - Parte II) - Nada a falar...[2]

1976(Ganhador:Um Estranho no Ninho) - Ano muuuito dificil também.5 ótimos concorrentes,mas como no caso de 1972,se era pra escolher um fico com Um Dia de Cão.Sidney Lumet atingiu o máximo da sua genialidade nesse filme,sem falar em Al Pacino,numa das 5 melhores atuações de todos os tempos.

1977(Ganhador:Rocky) - Convenhamos,Rocky é um personagem foda,mas o que falar de Travis Bickle?Scorsese realizou o seu melhor filme com Taxi Driver e merecia algo.Não veio com o Oscar,mas sim com a Palma de Ouro em Cannes.

1978(Ganhador:Noivo Neurótico,Noiva Nervosa) - Este era um ano de público dividido.Alguns gostam mais de Star Wars,outros preferem o de Woody Allen,etc.Mas eu prefiro a obra de George Lucas.Era o primeiro passo da trilogia que se tornaria a maior do cinema.

1979(Ganhador:O Franco-Atirador) - Bah...Michael Cimmino,Robert DeNiro,roleta-russa,Christopher Walken...Oscar.

1980(Ganhador:Kramer Vs. Kramer) - Perae...Apocalypse Now paira na minha cabeça...onde estava o juízo da Academia ao premiar o bobo Kramer Vs. Kramer?O longa de Coppola é muito mais filme que o de Benton.Meryl Streep e Dustin Hoffman fazem valer o filme.

1981(Ganhador:Gente Como A Gente) - Scorsese tentou de novo,mas dessa vez não foi...Robert Redford estragou os planos de Scorsa.Ao menos DeNiro,na atuação que acho a melhor da história,ganhou o prêmio.

1982(Ganhador:Carruagens de Fogo) - Pouca gente conhece esse filme,mas todos devem se lembrar da música de Vangelis.Maas..voltando pro Oscar,Caçadores da Arca Perdida era o melhor do ano.

1983(Ganhador:Gandhi) - Nos próprios extras de Gandhi,o diretor Richard Attenborough disse que não acreditava na vitória do seu longa,pois achava E.T. muito mais filme.E ele está certo.A obra de Spielberg ainda fica na memória de quem o assiste.Destaque para Tootsie e Dustin Hoffman.

1984(Ganhador:Laços de Ternura) - Pra mim,esse foi um ano de baixa.Poucos ótimos filmes indicados e James L. Brooks ganhou o seu.

Amanhã,irei estar postando a parte 2,de 1985 a 2008.

Nenhum comentário: