domingo, 27 de julho de 2008

Donnie Darko




É dificil falar sobre Donnie Darko.Particularmente,eu acho que é um filme ame ou odeie.Ele não vai agradar todo mundo por ser um filme,digamos que meio...maluco.Poucas pessoas irão entender o signficado final do filme.

Donnie Darko é um garoto problemático.Ele é sonâmbulo e tem distúrbios mentais.Donnie escapa de um acidente que o mataria.Uma turbina de um avião,cai sem motivo,no seu quarto.Nesse momento ele estava andando pela casa,sonâmbulo.É aí que ele conheçe Frank,um amigo imaginário vestido de coelho com um face demoniaca que o induz a fazer coisas como inundar o colégio,etc,além de dizer que o mundo irá acabar em 28 dias,6 horas,42 minutos e 12 segundos.

A partir da sinopse,você já acha que vai assistir um filme estranho.Mas isso é só o começo.Donnie Darko fala de psicologia,viagem no tempo,esquizôfrenia,etc.Isso tudo vem da cabeça do diretor Richard Kelly(que não duvido que também seja louco).O filme é uma viagem pela mente de Darko.De seus problemas na familia,seu relacionamento com uma garota da escola,até seu sacrificio e também,sua morte.Como eu disse lá em cima,é um filme ame ou odeie.Mas que eu acho uma obra-prima.Um dos roteiros mais originais deste século,junto com Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças e Magnólia.

O elenco,apesar de ter pouca gente conhecida naquela época está ótimo.E Gyllenhall como sempre dá um show.Outro destaque é a trilha sonora nos momentos de suspense.

E um diálogo resume o filme.

-"Porque você está vestindo esta fantasia idiota de coelho?"

-"Porque você está vestindo esta fantasia idiota de humano?"

Nota:10,0

2 comentários:

Unknown disse...

Acho o filme genial, o roteiro ousado com sacadas incriveis, e venhamos e convenhamos, o Jake dá um show de atuação neste filme. Ele está soberbo.

Deni... disse...

Particularmente falando, concordo com quase toda sua crítica, hehehe. Só retiro a parte que vc disse que é um dos roteiros mais originais possíveis (concordo em gênero número e grau) juntamente com Brilho eterno (tb concordo) e Magnólia (discordo, hehehe)- mas só pelo fato de eu não ter curtido tanto Magnólia, hehehe.
Mas estamos falando de Donnie... e se tratando de Donnie, só tenho elogios à fazer. Cara, é um filme ame ou odeie com certeza, roteiro original, atuações impecáveis, um filme perfeito com pouco orçamento. Isso só mostra que um filme pode ser muito bem FODA sem altos efeitos especiais hollywoodianos.
Nota 10, com certeza~.